De
acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática destacam a
importância de se trabalhar situações que desenvolvam o cálculo mental de, que
pretende identificar contribuições para a aprendizagem de conceitos
matemáticos.
Do
ponto de vista individual ajuda o aluno, por um lado, a organizar seu
pensamento, devido ao fato de ter de expressá-lo para outras pessoas aumentando
o grau de articulação e de precisão na verbalização.Agiliza o trabalho
cognitivo, pois o aluno é estimulado a encontrar rapidamente uma solução para a
situação–problema apresentada, buscando técnicas eficazes e adequadas, bem como
levando-o a explorar outros caminhos.
Do
ponto de vista coletivo é possível verificar um maior envolvimento dos alunos,
pois esses são incitados a comparar os diferentes procedimentos, fazendo
escolhas por um em específico.
A
prática do cálculo mental, apesar de não ser muito estimulada pelas escolas
brasileiras, pode desenvolver habilidades como a atenção, a memória e a
concentração. Além disso, o trabalho sistemático envolvendo o cálculo mental
possibilita a memorização de um repertório básico de cálculo.
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